terça-feira, 24 de julho de 2012

A Massagem em Paralisia Facial

O acometimento do nervo facial provoca a paralisia total ou parcial dos músculos de uma hemiface (do lado da lesão), com excessão do músculo levantador da pálpebra. Vários estágios são possíveis, da face flácida a recuperação total, se a sideração do nervo não exceder 20 dias. 
A massagem é feita sobre o rosto, e é mais ou menos extenso, conforme o acometimento. Isso porque a paralisia induz um desequilibrio prejudicial às funções da face (mimica, elocução, mastigação...).
O objetivo da massagem é atenuar as consequências deste desequilibrio e facilitar a retomada de atividade sem estimular as contrações importunas. O papel da massagem é o relaxamento, ao mesmo tempo que tem um papel trófico. A medida que ocorre a recuperação, previne contraturas.
As manobras variam de acordo com os períodos: Tempo Preparatório, Observaçao, Período Flacido e Período de Recuperação. A massagem dura cerca de 10 minutos sob pena de que o paciente durma, já que sente um bem-estar inegável.




REFERÊNCIAS:


M. DUFOUR ; P. COLNÉ ; P. GOUILLY ; G. CHERMOUL. Massagem e Massoterapia. Efeitos, técnicas e aplicações. Editora Andrei. 2001. Pag. 418, 419.


O livro tem aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário